Governo Lula registra pior julho de queimadas dos últimos 20 anos no Brasil
Focos de incêndio em julho de 2024 é o maior número desde 2005, também durante o primeiro governo Lula (PT), que tinha Marina Silva na época também como ministra, quando houve 30.235 focos no Brasil.
A falta de estrutura, greve de servidores e ineficiência de Lula e Marina Silva, somados aos períodos de seca comuns em julho, influenciaram o aumento dos focos de incêndio e a baixa iniciativa para combatê-los. A Amazônia liderou o número de incêndios no Brasil.
O governo Lula (PT) registrou o pior número de queimadas para o mês de julho dos últimos 20 anos. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 22.478 focos de incêndio no período, o maior número desde 2005, também durante o primeiro governo Lula e, na mesma época, Marina Silva também era sua ministra do Meio Ambiente (2003 - 2008), quando houve 30.235 focos de incêndio no Brasil. Os dois juntos, Lula e Marina, batem sucessíveis recordes de queimadas no Brasil.
A Amazônia teve o pior julho de queimadas em duas décadas, com 11.434 focos de calor identificados por satélites. Esta foi a primeira vez desde 2005 que o mês terminou com mais de 10 mil queimadas no bioma, muito acima da média histórica mensal de 6.164. Em comparação, julho de 2023 registrou 5.772 focos de calor.
NOVIDADE no Terça Livre! Agora você pode doar via PIX
De maneira fácil, rápida e segura, agora você pode ajudar o Terça Livre com PIX
Apoie CLICANDO AQUI!
Segundo o Inpe, a explicação para o elevado número de queimadas no bioma vem do Amazonas. Ao todo, o estado registrou 4.241 focos de calor em julho, o número mais alto da série histórica para o mês. A média histórica de queimadas na região é de 757, o que aponta para um aumento de 560% no número de focos no mês julho com a média histórica.
Outro bioma que continua registrando recordes de queimadas é o Pantanal, com 1.218 focos de calor em julho, muito acima da média histórica de 441, um aumento de mais de 175% quando comparado com a média histórica.
Especialistas alertam que o número de queimadas ainda pode aumentar, resultando em novos recordes, já que julho de 2024 é apenas o começo do chamado “verão amazônico”. Caracterizado pela diminuição da chuva, da umidade relativa do ar e pelo aumento da temperatura.
Faça o Terça Livre vencer todos os desafios! Para isso, vencemos mais uma barreira. Agora você pode doar, por meio de PIX, o valor que quiser para o Terça Livre voltar a ter um estúdio profissional e vários funcionários novamente. Só depende de você. Doe de forma prática, rápida e segura clicando no botão abaixo:
Link para você divulgar com seus amigos nossa ferramenta de recebimento de PIX: t.me/tercalivrepay_bot
Marina ET invemta alguma coisa
Por onde anda aquela turma que criticava tanto o governo anterior?